
Eça de Queirós
1845-1900
Escritor português do século XIX, considerado um dos maiores nomes do realismo literário português. Autor de "Os Maias".

Eça de Queirós (1845-1900), considerado um dos maiores escritores portugueses do século XIX, é frequentemente associado ao realismo na literatura. Nascido em Póvoa de Varzim, Portugal, Eça de Queirós estudou Direito na Universidade de Coimbra, mas rapidamente se dedicou à carreira literária e ao serviço diplomático, o que lhe proporcionou uma vasta experiência internacional.
Eça é mais conhecido por sua obra crítica em relação à sociedade portuguesa de sua época, com um foco particular nas instituições sociais e religiosas. Seus romances mais famosos incluem "Os Maias" e "O Crime do Padre Amaro", ambos marcados por uma forte crítica social e uma meticulosa atenção aos detalhes, característica do estilo realista. "Os Maias" é um retrato complexo da elite lisboeta do século XIX, explorando temas de decadência social e familiar. "O Crime do Padre Amaro", por sua vez, aborda as contradições e hipocrisias da Igreja Católica. Através de sua escrita elegante e muitas vezes irônica, Eça de Queirós não apenas retratou os dilemas de sua sociedade mas também influenciou gerações de escritores em todo o mundo lusófono.
