top of page

Sun Tzu

Sun Tzu foi um estrategista militar e filósofo chinês, tradicionalmente considerado o autor de "A Arte da Guerra", um dos mais importantes tratados sobre estratégia militar. Suas lições, focadas na astúcia, na adaptação e na obtenção de vitórias com o mínimo de conflito, continuam a influenciar militares, líderes empresariais e pensadores em todo o mundo.

Sigmund Freud

Sigmund Freud foi um neurologista austríaco e o fundador da psicanálise, uma disciplina que revolucionou a compreensão da mente humana. Conhecido por suas teorias sobre o inconsciente, os sonhos e o desenvolvimento psicosexual, Freud é uma das figuras mais influentes e controversas da psicologia moderna.

René Descartes

René Descartes foi um filósofo, matemático e cientista francês, conhecido como o "pai da filosofia moderna". Suas obras, como "Discurso sobre o Método" e "Meditações Metafísicas", introduziram a dúvida sistemática e a famosa afirmação "Cogito, ergo sum" ("Penso, logo existo"), revolucionando a filosofia e a ciência ocidental.

Platão

Platão foi um filósofo grego e discípulo de Sócrates, cujas obras, como "A República" e "O Banquete", exploram temas fundamentais da filosofia, incluindo a teoria das ideias, a ética e a política. Fundador da Academia em Atenas, Platão é uma figura central na história do pensamento ocidental.

Oscar Wilde

Oscar Wilde foi um escritor, poeta e dramaturgo irlandês, famoso por suas peças espirituosas e seu único romance, "O Retrato de Dorian Gray". Conhecido por seu estilo extravagante e sua crítica social afiada, Wilde é lembrado como um dos maiores e mais provocativos autores da literatura ocidental.

Mark Twain

Mark Twain, pseudônimo de Samuel Clemens, foi um dos maiores escritores e humoristas americanos, autor de clássicos como "As Aventuras de Tom Sawyer" e "As Aventuras de Huckleberry Finn", conhecidos por sua sátira social, humor mordaz e profundas reflexões sobre a condição humana.

Irmãos Grimm

Os Irmãos Grimm, Jacob e Wilhelm Grimm, foram estudiosos alemães, linguistas e coletores de folclore que publicaram alguns dos contos de fadas mais famosos do mundo, como "Branca de Neve", "Cinderela" e "Chapeuzinho Vermelho", deixando um legado duradouro na literatura infantil e na cultura popular.

H.P. Lovecraft

H.P. Lovecraft foi um escritor americano, pioneiro do horror cósmico, conhecido por criar o universo dos Mitos de Cthulhu, onde explorou a insignificância humana diante de forças cósmicas incompreensíveis e aterrorizantes, em obras como "O Chamado de Cthulhu" e "Nas Montanhas da Loucura".

Hans Christian Andersen

Hans Christian Andersen foi um escritor dinamarquês famoso por seus contos de fadas, incluindo "O Patinho Feio", "A Pequena Sereia" e "A Roupa Nova do Imperador", que se tornaram clássicos da literatura infantil e são amados por leitores de todas as idades.

Friedrich Nietzsche

Friedrich Nietzsche foi um filósofo alemão cujo trabalho revolucionou o pensamento ocidental, abordando temas como moralidade, religião e a condição humana em obras influentes como "Assim Falou Zaratustra" e "Além do Bem e do Mal".

Fiódor Dostoiévski

Fiódor Dostoiévski foi um dos maiores romancistas russos, conhecido por suas profundas explorações psicológicas e filosóficas em obras-primas como "Crime e Castigo" e "Os Irmãos Karamázov".

Charles Darwin

Charles Darwin foi um naturalista britânico cujo trabalho revolucionou a biologia ao introduzir a teoria da evolução por seleção natural, especialmente com sua obra seminal "Sobre a Origem das Espécies".

Antoine de Saint-Exupéry

Antoine de Saint-Exupéry foi um piloto e escritor francês, autor do clássico "O Pequeno Príncipe", cujas obras combinam sua paixão pela aviação com reflexões filosóficas sobre a vida, o amor e a amizade.

Castro Alves

Castro Alves foi um poeta romântico brasileiro, conhecido como o "Poeta dos Escravos" por sua luta fervorosa contra a escravidão e suas obras repletas de apelo emocional e denúncia social.

Karl Marx

Karl Marx foi um filósofo, economista e teórico revolucionário alemão, cujas ideias sobre a luta de classes e o capitalismo influenciaram profundamente a teoria política e social contemporânea.

Lima de Barreto

Escritor brasileiro, conhecido por suas críticas sociais e retratos realistas da sociedade brasileira no início do século XX, autor de "Triste Fim de Policarpo Quaresma".

Leon Tolstói

Escritor russo, autor de romances épicos como "Guerra e Paz" e "Anna Karênina", conhecido por sua profundidade psicológica e crítica social.

Jane Austen

Escritora inglesa do final do século XVIII e início do XIX, conhecida por suas obras que exploram a condição da mulher na sociedade, como "Orgulho e Preconceito" e "Razão e Sensibilidade".

Edgar Allan Poe

Escritor, poeta, editor e crítico literário americano, conhecido por suas histórias de mistério e macabras, como "O Corvo" e "O Gato Preto".

Charles Dickens

Escritor inglês do século XIX, autor de obras clássicas como "Oliver Twist" e "David Copperfield", conhecido por suas críticas sociais e personagens memoráveis.

George Orwell

scritor e jornalista inglês, conhecido por suas obras distópicas como "1984" e "A Revolução dos Bichos", que criticam regimes totalitários e defendem a liberdade individual.

Machado de Assis

Joaquim Maria Machado de Assis foi um escritor brasileiro, amplamente considerado um dos maiores escritores da literatura brasileira.

William Shakespeare

Dramaturgo e poeta inglês do século XVI e XVII, cujas obras, como "Hamlet" e "Romeu e Julieta", revolucionaram o teatro.

Pero Vaz de Caminha

Escrivão da armada de Pedro Álvares Cabral, autor da carta que documenta a descoberta do Brasil.

Miguel de Cervantes Saavedra

Romancista espanhol, autor de "Dom Quixote", considerado a maior obra-prima da literatura hispânica e um dos principais romances da literatura mundial.

Luís Vaz de Camões

Maior poeta do Renascimento em Portugal, autor da epopeia "Os Lusíadas".

Júlio Verne

Autor francês pioneiro da ficção científica, escreveu "Viagem ao Centro da Terra" e "Vinte Mil Léguas Submarinas".

José Saramago

Escritor português, ganhador do Prêmio Nobel de Literatura, conhecido por romances como "Ensaio sobre a Cegueira".

José de Alencar

Romancista brasileiro do século XIX, pioneiro do romance nacional, conhecido por obras como "Iracema" e "O Guarani".

Johann Wolfgang Von Goethe

Poeta, dramaturgo e cientista alemão, autor de "Fausto", uma das mais importantes obras da literatura mundial.

Joaquim Manuel de Macedo

Autor brasileiro do século XIX, conhecido pelo romance "A Moreninha".

Gil Vicente

Considerado o pai do teatro português, suas obras abordam críticas sociais com uma mistura de comédia e drama.

Franz Kafka

Escritor de língua alemã do século XX, autor de obras marcantes como "A Metamorfose" que exploram temas complexos da condição humana.

Fernando Pessoa

Poeta e escritor português, uma das figuras mais significativas da literatura do século XX, conhecido pelos seus heterônimos.

Aluísio de Azevedo

Escritor brasileiro do século XIX, importante nome do Naturalismo no Brasil. Autor de "O Mulato" e "Casa de Pensão".

Aristóteles

Filósofo grego antigo, um dos mais importantes pensadores dos fundamentos da ciência ocidental.

Dante Alighieri

Poeta e escritor italiano do século XIII-XIV, conhecido principalmente pela obra "A Divina Comédia".

Eça de Queirós

Escritor português do século XIX, considerado um dos maiores nomes do realismo literário português. Autor de "Os Maias".

Euclides da Cunha

Escritor brasileiro, autor de "Os Sertões", obra que detalha o conflito de Canudos no interior da Bahia, Brasil.

ACERVO DIGITAL

AUTORES

bottom of page